16 julho 2010

2o dia

Ainda tinha gente chegando quando fomos até o auditório do Complexo Mubarak assistir ä palestra do Dr. Mohammad, historiador, estudioso, egiptólogo e que ganhou recentemente um importante prêmio dado pelo próprio presidente do Egito. Ele nos falou em breves linhas as dinastias que comandaram o Egito desde 7.000 anos até a infl"^encia grega de Alexandre, o Grande. Enfatizou sua palestra no que é o tema deste Encontro: Oásis. O Egito possui 6 grandes Oásis e conheceremos o mais próximo de Cairo, El Barahya. Não vejo a hora de conhecer esta maravilha natural no meio do deserto africano.

Pela tarde houve o início das apresentações culturais. Malásia, Venezuela, Hong Kong, Ucrânia, Islândia, Itália e Cingapura apresentaram suas bandeiras e cultura.

Malásia

Fábio e Luca - Itália


Meus companheiros de quarto, Andrès e Taràs, da Ucrânia.

Grande amigo desde minha chegada, Len Ho de Hong Kong.


Ä noite, voltamos ao centro de Cairo para comprar bugigangas. Desta vez estou levando pra casa minha chincha. Mais um elefante branco de viagem mas que eu já queria desde os Emirados e desta vez não falhou rsrs. Apesar da pobreza, andar pelo Egito é bem seguro. As regras sociais e religiosas são bem rígidas. En'tão batedor de carteiras não existe, mas enganar turista pode... Sorte nossa ter sido avisado pelo pessoal da Organização como as coisas funcionam. Vimos muitos europeus caindo na lábia dos malandros.

Como no Brasil, nunca se deve pagar por algo na primeira oferta do vendedor. Barganhando se paga até 10% do valor original. Pena estar tão sem grana, vi muita coisa bacana que poderia levar. Aproveitamos a ida pra visitar os muros de Cairo, uma cidade onde vive 25% da população do Egito e tem uma história própria riquíssima.

O que connhecemos como Cairo hoje é na verdade a junção de 4 outras cidades. Das 5 dinastias reais que governaram o Egito, as 4 primeiras construíram uma nova capital para o País. A 5o vem de uma linhagem que veio do Marrocos para o Egito e é muito conhecida por nós dos livros de História. Foi quando aconteceu o reinado de Saladin que, entre outras coisas, uniu as 4 cidades anteriormente construídas em uma só, derrubou os muros que a separavam e construiu um muro só ao redor na nova cidade, além de ter negociado a paz que finalizou as Cruzadas. No lugar de construir novas cidades como marco de seu período, Saladin também iniciou a nova concepção de construir Mesquitas. Assim ficava bem com Alá e com o povo ao mesmo tempo. Em seu reinado construiu a Mesquita central desta nova cidade do Cairo que ele organizou. É a mais importante de toda a Afríca e tem mais de 1000 anos de história. Nem parece, tão bem conservada ela está.

No solo sagrado da Mesquita não se pode pisar com sapatos

Fonte sagrada

17 comentários:

  1. Winder!!! Muito bom eesse conhecimento in loco da História da Humanidade Heim?? Sorte a sua ter essa oportunidade...estou acompanhando e torcendo por vc... Beijos e Boa Sorte.

    Luiza O. Bringmann.

    Gurupi-Tocantins- BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Winder,
    Sentimos falta dos comentários no blog. Cadê você?
    O Davi nasceu ontem dia 17/07, o Márcio e a Cyntia estão super felizes. Beijos filhão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Winder,

    Está tudo bem com você?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Winder,
    Liga aqui em casa pois estamos preocupados com a asusência de notícias. Beijo, te amamos muito.

    ResponderExcluir
  5. Winder,
    Liga aqui em casa pois estamos preocupados com a asusência de notícias. Beijo, te amamos muito.

    ResponderExcluir
  6. Oi mae, tudo bem por aqui. 'E s'o pq estou sem tempo mesmo para novas postagens.

    Hoje vamos passar a noite no deserto.

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  7. Obrigada filho pela notícia, já estava sem saber o que fazer. Vai com Deus.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que chegou notícias.... Minha mãe estava supeeeer preocupada com seu sumiço e não tinha um telefone pra entrar em contato com vc! Mas que bom que está tudo certo...
    Vc viajando e eu trabalhando muitooo, inclusive fds! É a vida né? kkkk beijos, Divirta-se

    ResponderExcluir
  9. Winder, meu querido, estou escrevendo pela Aryanna, ela está bem lá no Paraná e manda um bjão para vc e que tudo transcorra bem para vc e te ama muito, viu??? Fica com Deus e até breve

    ResponderExcluir
  10. will,
    minha mãe ta te mandando um beijo.
    aproveite bem a viagem
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eita will
    te fala se me traer um poko da água sagrada eu esqueço de pedir distintivos pra vc awe
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Boa viagem awe cara
    e tô te esperando pra podermos aproveitar um bom AAP!

    ResponderExcluir
  12. Amor, estou morrendo de sdd de vc, achei que com minha viajem a sua iria passar voando, mas me enganei não parei de pensar em vc...te amo muito volta pra mim logo :)

    ResponderExcluir
  13. Amorrrrrrrrrrr a única coisa que eu quero é vc.....vem logo :) te amo....tenho tanta coisa pra contaaaaaaaaaaaa amo amo amo sdd sdd sdd

    ResponderExcluir
  14. Amorrrrrrrrrr cade vc??????????? te amooooooo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Winder!!! Tudo bem querido? Estou ansiosa para saber as novidades da viagem...Não postei antes, pois não sabia como entrar... Agora que a Nat chegou de viagem é que estou aqui... Boa viagem de volta ao Brasil!!! Beijos da madrinha!

    ResponderExcluir
  16. Beijos Winder, estamos esperando a sua confirmação de chegada, não sabemos o seu horário em Goiânia. Muitas saudades. Beijos filho, te amamos muito.

    ResponderExcluir